01 fevereiro, 2015

Dicas & Truques - Impressão

Imprimindo no Sketchup

No menu file existem 3 situações que envolvem a impressão no SketchUp.

1. Print Setup (configurações de impressão).
Esta janela relaciona o seu windows com as impressoras que você possui e suas possíveis configurações e ajustes.
Se você quiser imprimir em PDF, você deverá ter uma impressora virtual para PDF. Uma opção gratuita e fácil de usar é o Cute PDF Writer, baixe e instale-o.
Nesta janela você terá opções de formato de papel e orientação de impressão.
Faça os ajustes e clique OK.



2. Print Preview (Visualizar impressão)
OBS. esta tela é igual a Print..., porem a primeira visualiza o material antes de imprimir e o Print quando você der OK vai imprimir sem você ver o que esta sendo impresso.


Na janela do Print Preview e do Print temos as mesmas opções de ajustes.
A primeira parte da janela mostra as características da impressora que estiver usando.
Abaixo onde fala sobre o Tabbed Scene Print Range (intervalo de impressão das páginas), vai poder selecionar se queres apenas a impressão da página atual ou se queres imprimir todas as cenas existentes no seu projeto, bem como imprimir determinadas cenas.

Em Print Size (tamanho da impressão)  temos duas opões:
- Fit to Page -(Ajustar à página)
Nesta opção você poderá ajustar seu desenho ao tamanho da página. Ou escolha o tamanho da imagem que será impressa nos campos Width ( largura) e Height (altura).


Para poder imprimir em escala primeiro precisamos ter em mente que nosso desenho deve estar em 2D, para isso acione o menu > Camera > Parallel Projection ( projeção paralela).
- Use Model Extents (usar extensão do modelo). Este comando permite imprimir seus desenhos em escala. Deixe desabilitado Fit to Page.
Em Scale temos duas caixas:
In the Printout (na impressão), onde você colocará o valor 1.
In SketchUp (no SketchUp), coloque o valor da escala que queres imprimir, 50, 100, 20, 25 onde isso ficará assim 1:50, 1:100 etc.
OBS. todas as unidades que aparecem dos quadros devem estar em acordo com a unidade de trabalho que estejam usando nas configurações do seu SketchUp.



3. Print (impressão).
Esta janela é igual a do print preview como dito acima, quando você da um OK, você imprime sem ver o que foi ajustado no papel. Portanto aconselho a usar apenas o print preview.

Detalhes:
Tilet Sheet Print Range ( Intervalo de impressão em mosaico). É possível que a relação de escala usada versus o tamanho do papel gerem impressão em várias folhas de papel.

Print Quality (Qualidade de). Você terá várias opções de qualidade de impressão.
2D Secction Slice Only (Somente a linha de seção 2D). Sendo habilitada esta box, quando você tiver um corte gerado em seu desenho para impressão, somente será impresso a linha no plano de corte não aparecendo as linhas em vista.

Use High Accuracy HLR ( usar HLR de alta precisão). Esta opção HLR é usado para enviar as informações do modelo com dados vetoriais para a impressora.


4 comentários:

  1. Amigo, no meu caso a opção : Use Model Extents (usar extensão do modelo), fica sempre desabilitado, não consigo habilitar tem algum segredo ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desabilite a opção Fit to page.

      Excluir
    2. Estou "quebrando a cabeça", e não consigo imprimir uma figura que desenhei em tamanho real. Será que consegue me ajudar? Grato!

      Excluir
    3. Leonardo, vamos ver se entendi sua questão.
      se queres imprimir em escala você precisa colocar a imagem em visualização 2d e em câmera colocar em projeção paralela.
      Se queres que a imagem em 3d preencha o papel, primeiro coloque a folha na melhor posição para encaixar todo o desenho - retrato o paisagem.
      Ai posicione o seu desenho na tela de modo a ficar como queres aparecendo no papel, use o modo visualizar impressão.
      em visualizar a impressão deixe ligado - Tamanho da Impressão - Ajustar à página.

      Excluir