20 fevereiro, 2012

Dicas & Truques - SketchUp mais rápido.

É quase certo afirmar que os usuários do SketchUp têm algo em comum: todos querem que o SketchUp seja rápido. Não importa qual seja o nível de experiência ou estilo de modelagem de cada um; sempre há formas de ajudar o SketchUp a funcionar de modo mais rápido e melhor.

As seções a seguir descrevem "Técnicas de modelagem" para ajudá-lo a modelar com eficiência, "Configurações do computador" para maximizar os recursos do computador e "Configurações do SketchUp" para aumentar o desempenho.

Técnicas de modelagem
Deseja obter instruções virtuais detalhadas? Assista à sessão de uma hora "Modeling Smart" de nosso SketchUp 3D Basecamp:
 
 
Está com pressa? As dicas a seguir são um ótimo ponto de partida:

Adote estilos simples. Sempre que possível, desative sombras, texturas e efeitos de exibição especiais ao modelar. Você pode reativar esses recursos posteriormente para fazer apresentações.
  • Dica: O SketchUp tem um conjunto de estilos padrão que o ajudarão a gerenciar essas configurações de exibição com rapidez e facilidade.
  • Componentes são seus amigos. Ao utilizar a mesma entidade várias vezes (uma janela ou uma árvore, por exemplo), transforme-a em um componente e depois utilize cópias desse componente. Várias instâncias de um componente são mais leves que várias cópias de uma entidade ou grupo.
  • Utilize camadas para controlar a visibilidade. Quanto mais geometrias estiverem visíveis em um modelo, mais lento será o funcionamento do SketchUp. Você pode ocultar uma geometria com a qual não esteja trabalhando no momento colocando-a em sua própria camada e ocultando essa camada. Tente fazer isto com imagens, itens de paisagismo (como árvores e arbustos, móveis, carros, etc.).
  • Imagens JPEG são uma opção adequada. Se você importar imagens no modelo, utilize imagens JPEG em vez de TIFF. As imagens TIFF costumam ter arquivos grandes e utilizam mais recursos do computador para serem exibidas.
Configurações do computador
  • Computadores mais novos, com processadores mais rápidos, podem melhorar a velocidade do SketchUp. Ter RAM suficiente também ajuda. Certifique-se de verificar os requisitos de hardware e software mínimos e sugeridos para o SketchUp.
  • Ao utilizar o SketchUp, feche todos os outros aplicativos que não precisam estar em execução.
  • Certifique-se de ter o driver mais recente para a sua placa de vídeo.
  • Se a placa de vídeo for razoavelmente nova, certifique-se de usar a aceleração de hardware:
    1. Clique em Janela > Preferências.
    2. No painel esquerdo, clique em OpenGL.
    3. No painel direito, selecione Usar aceleração de hardware.
  • Observação: A utilização de vários processadores e do processamento de 64 bits não fará com que os modelos sejam renderizados mais rapidamente. No entanto, o SketchUp pode funcionar em modo de emulação tanto nas versões de 64 bits do Windows como do Mac OS X.
     
Configurações do SketchUp
  • Mantenha o SketchUp atualizado. Você pode verificar se há uma nova versão do SketchUp disponível em Ajuda > Verificar se há atualização... (PC) ou SketchUp > Verificar se há atualização na web (Mac).
  • Livre-se de dados não usados. Cada vez que você utiliza uma textura ou componente, estes dados são armazenados no arquivo do SketchUp. Com base nessas informações, você pode "limpar" o arquivo do SketchUp, o que também ajuda a reduzir o tamanho do arquivo:
    1. Clique em Janela > Informações do modelo. A caixa de diálogo Informações do modelo se abre.
    2. Clique em Estatísticas > Eliminar os não usados.
  • Adote estilos simples. Este ponto é tão importante que decidimos repeti-lo mais uma vez. Utilize os estilos padrão do SketchUp para ajudá-lo a renderizar da forma mais rápida possível.
Dica: Consulte o site SketchUp Sage para obter sugestões da talentosa comunidade de usuários sobre como melhorar o desempenho do SketchUp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário